ERVAS PARA A IMUNIDADE:
EQUINÁCEA
A Equinácea possui poderosos estimulantes do sistema imunológico. Alguns de vocês provavelmente já conhece, como óleos essenciais, flavonoides, inulina, polissacarídeos e vitamina C. Tem estudos que mostram os benefícios mais significativos da Equinácea em infecções recorrentes, incluindo imunoestimulação, especialmente no tratameto de infecção aguda do trato respiratório superior.
SABUGUEIRO
O sabugueiro tem uma ampla gama de benefícios para a saúde, incluindo sua capacidade de combater resfriados, gripes, alergias e inflamações. Um estudo publicado no Journal of International Medical Research mostrou que quando o sabugueiro foi usado nas primeiras 48h após início dos sintomas, o extrato reduziu a duração da gripe, com sintomas aliviados em média 4 dias antes.
RAIZ DE ASTRAGALUS
A principal indicação do Astragalus é a melhora da resposta imunológica e da sensação de energia. Ela pode atuar no fortalecimento da imunidade reduzindo, por exemplo, a incidência de resfriados e gripes. É considerada um dos melhores adaptógenos para melhorar energia, performance e combater o estresse e fadiga crônica.
GINSENG
A planta Ginseng, pertencente ao gênero Panax, pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e combater infecções. O Ginseng melhora o desempenho do seu sistema imunológico regulando cada tipo de célula imune, incluindo macrófagos, células natural killers, células dendríticas, células T e células B. Também provou possuir compostos antimicrobianos que funcionam como um mecanismo de defesa contra infecções bacterianos e virais.
ALIMENTOS PARA A IMUNIDADE
ALIMENTOS COM VITAMINA C
Alimentos com vitamina C, como frutas cítricas, salsinha e pimentões vermelhos melhoram a saúde do sistema imunológico, fornecendo propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, Estudos mostram que obter vitamina C suficiente (juntamente com zinco) em sua dieta pode ajudar a reduzir os sintomas de infecções respiratórias e encurtar a duração de doenças como resfriado comum e bronquite.
ALIMENTOS COM BETACAROTENO
O betacaroteno é precursor da produção da vitamina A pelo organismo e um poderoso antioxidante, permitindo ajudar a reduzir a inflamação e combater o estresse oxidativo. Em vez de tomar suplementos de betacaroteno, o ideal é você comer alimentos ricos em carotenoides. As fontes mais ricas de betacaroteno são as frutas e vegetais amarelos, alaranjados e vermelhos, juntamente com as folhas verdes.
CALDO DE OSSOS
O colágeno e os aminoácidos (prolina, glutamina e arginina) encontrados no caldo de ossos, ajudam a selar as aberturas no revestimento do intestino e a manter sua integridade combatendo a inflamação. Sabemos que a saúde intestinal desempenha um papel importante na função imunológica, portanto, consumir calde de ossos funciona como um excelente alimento para fortalecer o sistema imunológico.
GENGIBRE
O gengibre contém uma variedade diversificada de muitas vitaminas e minerais importantes. Ele também contém gingerol, um composto conhecido pelas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ele alivia dores de uma forma geral e ainda é um bom antibacteriano. O gengibre está associado ao fortalecimento do sistema imunológico, que tem um papel importante no combate a grpos, resfriados e até a Covid-19.
SUPLEMTENEOS PARA A IMUNIDADE
VITAMINA D
A vitamina D (hormônio D), pode modular as respostas imunes inatas e adaptativas, e uma deficiência de vitamina D está associada ao aumento da autoimunidade, bem como ao aumento da suscetibilidade à infecção. A vitamina D promove uma imunidade protetora, então mantenha sempre seus níveis de vitamina D otimizados no sangue e sempre tome sol, quando possível.
COGUMELOS MEDICINAIS
Os cogumelos tem propriedades que melhoram a saúde através de compostos bioativos e nutrientes encotnrados na sua composição. Ricos em selênio vitaminas do complexo B, cobre e nas beta-glucanas, excelentes para o sistema imune e ainda tem ação anticâncer ação antioxidante e antimicrobiana. O destaque vai para o cogumelo Agaricus Blazei e o Reishi, que possuem atuação na modulação do sistema imunológico e ajudam a fortalecer o organismo.
ZINCO
O zinco é considerado um dos oligoelementos mais importantes do corpo, junto com o magnésio. Ele é o ajudante de muitas reações químicas no corpo, atual como cofator de enzimas, ajuda no reparo e na fabricação de DNA, na resposta imune do organismo, na função neurológica e na reprodução. Uma de suas importantes tarefas é participar da maturação de células de defesa, caso dos linfócitos, que sinalizam a presença de intrusos circulando pelo corpo.
O zinco também está envolvido na sensação do paladar e do olfato, ou seja, a falta de zinco faz a pessoa não sentir cheiro ou sentir o gosto dos alimentos. Além disso, este mineral pode ajudar a reduzir os sintomas relacionados ao resfriado e encurtar a duração da gripe comum.
ÓLEOS ESENCIAIS PARA A IMUNIDADE
ÓLEO ESSENCIAL DE MIRRA
Historicamente, a mirra era usada para tratar a febre do feno, limpar e curar feridas e parar o sangramento. Este óleo protege o sistema imunológico com suas propriedades antissépticas, antibacterianas, antifúngicas e pode ajudar a impulsionar seu sistema imunológico.
ÓLEO ESSENCIAL DE LIMÃO
O óleo essencial de limão é conhecido por sua capacidade de estimular o sistema imunológico e ajudar a superar a tosse e o resfriado. Possui propriedades antibacterianas, antioxidantes e anti-inflamatórias, o que o torna uma ótima ferramenta para apoiar sua imunidade enquanto enfrenta uma condição respiratória.
ÓLEO ESSENCIAL DE ORÉGANO
Combate as infecções naturalmente devido aos seus compostos antifúngicos, antibacterianos antivirais e antiparasitários. O óleo de orégano também exibe atividade antiviral e. como muitas condições respiratórias são causadas por vírus e não por bactérias, isso pode ser especialmente benéfico para aliviar as condições que levam à tosse e gripe.